Tutorial Python – Estruturas Condicionais

Estruturas condicionais (ou estruturas de decisão) são uma forma de condicionar o fluxo de nosso programa, ou seja, determinar que certas instruções sejam executadas apenas sob certas condições, fazendo com que estas instruções sejam executadas somente quando as condições determinas forem satisfeitas. As condições neste caso são expressões que utilizam os operadores relacionais que vimos no nosso primeiro tutorial sobre Python. Podemos pensar nestas expressões como sendo perguntas, por exemplo: x == 10 (x é igual a 10?), que quando “respondias” com um “sim” (retornarem True) executam determinado bloco de código, caso contrário o código em questão não é executado e passamos para a próxima instrução.

A declaração if

python-tutorial010

No exemplo acima, nós definimos a variável “idade” com o valor 20, em seguida, através do uso da palavra chave if (se) “perguntamos” se este valor é maior ou igual a 18, terminando a “pergunta” com o caractere “:”, se a resposta for sim (True) (o que é o caso, já que idade é igual a 20), mostramos a string “Maior de idade”.

if <condição> :
    instruções

É muito importante notar neste caso a indentação (recuo) do código que queremos que seja executado no caso em que a condição seja satisfeita (idade >= 18). Diferente da grande maioria das linguagens de programação, em Python, a utilização da indentação é obrigatória, é através da indentação que definimos as instruções que formam nossos blocos de código. No exemplo dado acima, nosso bloco contem apenas uma instrução, mas, poderia conter muitas mais, e é através da indentação que definimos este bloco (todo conteúdo alinhado junto a palavra “print”, neste exemplo). Em Python, temos duas opções para indentação do código: 1 tab ou 4 espaços, é importante no entanto, manter um padrão, não podemos misturar no mesmo código os dois tipos de indentação, o que pode resultar em erros no momento da execução do código.

if <condição> :
    #inicio do bloco pertencente ao if
    instrução 1
    instrução 2
    …
    instrução n
    #fim do bloco pertencente ao if

print(“Fora do bloco if, executado de qualquer forma, independente da condição”)

Quando temos apenas uma instrução a ser executada no caso em que a condição de nosso if seja satisfeita, podemos optar por colocar esta instrução logo após o caractere “:”, na mesma linha do if, ao invés de em outra linha.

python-tutorial011

Sempre que houver mais de uma instrução a ser executada é obrigatório que coloquemos estas instruções uma por linha, indentadas de maneira correta.

python-tutorial012

A declaração else

Para executarmos um código apenas se a resposta para a pergunta feita através do if for não (False) utilizamos a palavra chave else (senão). Seguindo nosso exemplo, podemos dizer: se a idade for maior ou igual a 18 mostre “Maior de idade” senão mostre “Menor de idade”.

python-tutorial013

else é sempre precedido por um if e para cada if deve haver somente um else (ou nenhum).

if <condição> :
    instrução se condição = True
else:
    instrução se condição = False

A declaração elif

elif é semelhante ao else, porém, no elif nós testamos uma outra condição para o caso de a condição verificada no if retornar False. Seguindo nosso exemplo, podemos dizer: se a idade for maior ou igual a 18 mostre “Maior de idade”, senão, se a idade for menor que 16 anos, mostre “Idade menor que 16 anos”.

python-tutorial014

No exemplo dado acima, se o valor da variável idade fosse igual a 17, nenhuma das condições seria satisfeita, portanto, não seria mostrada nenhuma mensagem.

Outra grande diferença do elif em relação ao else é que podemos ter vários elif para um mesmo if, como neste exemplo:

python-tutorial015

Podemos ter uma combinação de if, elif else. Se as condições verificadas no if e também nos elif retornarem False será executado o bloco de código do else, como neste exemplo:

python-tutorial016

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora